Estou Estressada e agora?

Artigos:
Por: Andriano Martins

estresse

–  Aninha!!! É o seu chefe no telefone, ele disse para você não se esquecer de levar o relatório e não se atrasar para a reunião.

– Ai meu Deus!! Eu não aguento mais a pressão do meu chefe, eu acho que vou ter um “troço!”

– Ah! Outra coisa Aninha, antes de você sair, não se esqueça de deixar o dinheiro que eu te emprestei e não demore a voltar do trabalho, pois a tia “Suerssa” e nossos primos a “Zumira” e o “Cafadinho” virão jantar conosco para a comemoração do aniversário do nosso querido tio, falecido no ano passado.

À primeira vista, esse é apenas um exemplo de situações no dia-a-dia causadoras de estresse. Uma vez que, a pressão no trabalho, o medo de perder o emprego, a falta de dinheiro, o trânsito, não ter tempo para o lazer, a perda de um amigo ou de um ente querido ou até mesmo o surgimento de alguma doença, são outras situações provocadoras de estresse.

Tais situações podem levar o indivíduo a um estado de alerta constante, devido à liberação pelo cérebro de hormônios como o cortisol e adrenalina, que podem causar sintomas físicos de modo a provocar tremores, palpitação cardíaca, falta de ar e aquele “nó na garganta”, além de intensas irritabilidades.

Mulheres são mais afetadas pelo estresse do que os homens

 

As mulheres são as que mais tendem a sofrer com o estresse, pois muitas delas, além do emprego formal, tem que cuidar da casa, da família e outros afazeres quando retornam para o lar.

Mas afinal, o que é Estresse?

É uma reação natural do organismo, que ocorre a determinados estímulos quando vivenciamos circunstâncias súbitas de perigo ou ameaça que podem ser tanto de ordem física quanto psíquica. Esse mecanismo de defesa nos coloca em “estado de alerta”, provocando alterações físicas e emocionais, desencadeadas pela ativação de produção de hormônios, entre eles a adrenalina e o cortisol, que ao se espalhar por todas as células do corpo causa a aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração. Isso posto, entramos em uma posição de “reação de luta ou fuga

estresse diário

O estresse pode ser identificado sintomas físico, emocional e comportamental:

Físico:
Emocional:
Comportamental:

Para reduzir as manifestações de estresse:

estresse mulher

 

Tenha pensamentos positivos, escute seu corpo e converse com um psicólogo para que ele possa te ajudar a escutar a sua mente e identificar formas de aliviar a pressão.

“A vida, tal como nos coube, é muito difícil para nós, traz demasiadas dores, decepções, tarefas insolúveis. Para suportá-la, não podemos dispensar paliativos.” (Freud)

Psicólogo na Ilha do Governador

Autor:
Andriano Martins
CRP:05/55017

Especialista em Neuropsicanálise e Psicoterapia Clínica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *